Publicado por: Renan Accioly Wamser | junho 16, 2008

Bairro das Noções

A seleção brasileira não joga a bola que jogava antes, o passarinho mais inteligente é o João de Barro porque ele constrói a sua residência e a maconha é a porta de entrada para as outras drogas. Poderia argumentar vários desses fatos e suposições, mas ficar calado é bem mais vantajoso. Não me importo com finanças, caixa, atividades, rotinas dos outros e muito menos se a faculdade vai demitir um bocado de gente. A corda arrebenta sempre para o lado mais fraco. Fraco sou eu, os bêbados, os pobres e os artistas. É só a continuidade do processo.

Que o café é uma bebida respeitosa, eu também acho. É quente, acolhedor, forte e escuro, assim como o verdadeiro povo brasileiro, os que representam a terrinha. Os lavradores, jardineiro, músicos, sambistas e traficantes. Mas eu não gosto, sabe. É amargo, queima a boca e tira o sono. Prefiro beber algo gelado, parece que ali no gelado é que tem vida, provoca sensações e alívio de toda a imundice. Se eu pudesse escolher o clima, o calor bastava. Quente demais, torrando a cara de cada um que caminha no meio das avenidas e ruas, iguala as sensações no empresário de terno e o no pedreiro de colete.

Nordeste do Brasil. Pobre demais, mas é isso que nossa população é. Pobre de idéias, ações e de arte. Mas não ali no nordeste, ali isso aflora. Mas é preferível falarmos de Londres, lá nas telas gélidas, com os grandes nomes do rock, de rainhas e belezura. Tudo tão chique e glamuroso, as pessoas querem morar lá, usar bandeiras da Grã-Bretanha na sua jaqueta e falar que o Sex Pistols foi o acontecimento. Nada disso, tudo uma grande besteira enlatada. Eles têm o Ariano Suassuna, Luiz Gonzaga? Não tem nenhum desses tipos que aparecem do nada para fazer tudo.

Ano passado, estava começando a falar com uma garota da faculdade. Não a conhecia, mas sabia que apreciava o rockzinho juventude. Desses tipos que tem agora as montes. Tatuagem, piercing, Ramones e toda a baboseira de eu-sou-alternativo-cult-pranchinha-, falei algo sobre o nordeste e ela retrucou que deveria ser eliminado do país. Terra pobre é inútil aquela – ela disse. Pé atrás, mão na frente, meu bem. Sai, desisti e pensei que o mundo está perdido por isso também. Por falar do que não conhece, por assistir Girls of the playboy mansion e achar que o sertanejo nasceu com Leandro & Leonardo.

Estou querendo voltar pra minha terra, pegar meus discos e subir para onde não deveria ter saído. Primeira coisa que farei quando lá chegar é comprar um Tonico & Tinoco, esticar meus pés sobre a cama, botar o disco na vitrola e pensar “É disso que eu estou falando, gente”. Depois de ligar para as melhores pessoas do mundo, buscar a garota no colégio, tomar várias cervejas com eles e ir dormir pensando ansiosamente em não fazer mais nada além disso. Estava pensando em matar os caras que escreveram “Fada, querida…”, mas acho que não vale muito a pena, ficar quieto é mais saudável.

Responses

  1. Run!

  2. é uma pena que a cultura não é pra todos!

  3. É pena também que tem gente que tem medo de cultura. Do diferente. Medo de ver que o seu nem é, nem de longe não é o melhor.

  4. meu vô falava que o joão de barro matava a “joana de barro” trancando ela na casinha pra sempre!!!

  5. Rata de backstage.
    E vc esqueceu de falar daqueles que diziam que o anarquismo nasceu com o Sex Pistols!

  6. Essa é uma das postagens mais interessantes que já li neste blog, é um texto que define a sua personalidade.

    Tonico e Tinoco é raiz demais, lembra meus pais e seus gostos em relacao a musica. Já Ariano Suassuna nem sei o que dizer. Brasil demais, qualidade tanta que quase choro. (“Nao permita Deus que eu morra sem que eu volte para lá.”)

    Espere eu chegar aí e nos mudamos para Recife ou algo assim e faremos cinema.

    Saudades.

  7. não vá para a luz!!! volta à viver!!!


Deixe um comentário

Categorias

